Acompanhamento e controle das atividades equipe
Jeffersonn Moraes
Acompanhar e cobrar a equipe é parte importante do trabalho do gestor. Alguns pontos a serem observados neste processo:
Funcionário:
- Entendimento da importância / objetivo da atividade (significado): não se trata de você ter falado, mas…ficou claro para ele?
- Preparo do funcionário para execução da atividade: ele sabe fazer a atividade? Já fez alguma vez, tem conhecimento?
- Quais as dificuldades encontradas? Será que o prazo estipulado é suficiente? Existem outros recursos necessários para a execução?
- Perfil do funcionário: para aquela atividade a habilidade e aptidão (gostar de fazer) do funcionário ajudam ou atrapalha? Se o talento dele for outro, é possível que alguém mais faça?
Gestor:
- Definição de prioridade: qual atividade ele deve deixar para depois para realizar esta?
- Nível de autonomia: até que ponto ele pode ir e até que ponto deve vir pedir autorização ao gestor?
- Expectativa do Gestor em relação ao como fazer: o objetivo pode ser alcançado de outra maneira ou tem que ser exatamente como o gestor faria e quer que seja feito?
- Assertividade na cobrança: o gestor tem facilidade em expressar suas necessidades ou imagina que o funcionário “deveria saber” e por isso cobra de maneira agressiva ou deixa de cobrar?
- Feedback em relação ao realizado x esperado: o funcionário tem clara noção do que ele fez versus o que era esperado que ele fizesse?